Lentes de contato dental

      


Na verdade microlaminados cerâmicos. O nome lentes de contato é um nome popular advindo das lentes de contato oftálmicas, em virtude dessas estruturas serem extremamente finas e por isso estabelecerem essa relação de semelhança.

     Esses microlaminados são estruturas de cerâmicas especiais , conseguindo em uma pequena espessura( geralmente de 0,1 a 0,7mm)alcançar uma grande resistência; fruto de uma alta tecnologia desenvolvida pela odontologia.

    Essas estruturas são capazes de modificar a cor , forma e tamanho do dente, tendo (nas maioria dos casos)desgaste apenas superficial da estrutura dental.

    Eles são adicionados ao dente semelhante a colocação de um piso no chão ,tornando uma “ Unidade estrutural ”e , ao contrário do que muitos pensam fortalecendo dente.

    É exigido um planejamento profissional do cirurgião dentista em conjunto com técnicos de laboratório (protético) e , muitas vezes multidisciplinar, ou seja ,envolvendo no planejamento diferentes especialidades da odontologia. Nesse planejamento o profissional irá realizar um protocolo fotográfico do paciente, incluindo fotos de diferentes ângulos da boca e do rosto , bem como ,vídeos e modelos de gesso ou modelos computadorizados , a fim de estudar e planejar uma melhora estética e funcional dos dentes.

    Eles podem ser confeccionados em ambos arcos dentais.

  São instalados com cimento resinoso de altíssima resistência garantindo estabilidade e durabilidade do processo. No que tange a durabilidade dessas estruturas, podemos afirmar que estando as mesmas perfeitamente ajustadas e cimentadas e se os devidos cuidados   forem tomados ,podemos ter o alcance entre 10 a 20 anos .

    Quiça, até mais ,variado de paciente para paciente.

    É importante frisar que isto não é uma regra , contudo uma média estimada. É como se comprássemos um carro 0 km e perguntássemos quanto tempo ira durar o automóvel ,ou seja ,dependera em tese dos cuidados direcionados ao mesmo.

    Uma vez cimentada, o risco de quebrar ou fraturar a peça é muito baixo e isso só ocorrerá se um fator de desajuste oclusal , parafunção, trauma dental ou mudanças bruscas de temperatura ocorrer ,fora isso ,dificilmente teremos uma fratura .

     Os microlaminados cerâmicos vieram para ficar e se constituem hoje  em mais um recurso odontológico em beneficio da solução de inúmeros problemas estéticos e funcionais do paciente .

     Consulte um cirurgião dentista especializado nesta área para obter mais esclarecimentos neste assunto. Vale a pena! É sensacional!

 

                         Gustavo Carias de Miranda


Comentários