A importância do uso do Fio Dental






A importância do uso do Fio Dental

 

Qual a maneira correta de usar o fio dental?

Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes.

O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais.

Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte:

                            Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.

                            Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.

                            Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.

                            Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

                            Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

 

 


 

 


Que tipo de fio dental devo usar?

 

Há dois tipos de fio dental:

 

                            Fio de nylon (ou multifilamento)

                            Fio PTFE (monofilamento)

 

Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar ou desfiar, especialmente se os dentes forem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.

 

O correto é usar o fio antes ou depois de escovar os dentes?

 

“Mais importante do que utilizar antes ou depois da escovação, é utilizar o fio dental”

O fio deve fazer parte da rotina de cada pessoa, preferencialmente passe o fio antes, para garantir o uso tanto dele quanto da escova. Muitas vezes, quando as pessoas deixam para usar depois, elas realizam a escovação e acabam sentindo que já completaram a limpeza, deixando o fio de lado. Além disso, quando usado previamente esse item remove toda a placa bacteriana que fica entre os dentes e depois a escova complementa a limpeza, resumindo o importante é não esquecer nem do fio nem da escovação!

 

Qual a frequência ideal do uso do fio dental?

 O fio dental deve ser utilizado preferencialmente antes da escovação, depois de cada refeição. Ou, no mínimo, uma vez ao dia, na escovação noturna. "Com ele é possível higienizar a face interproximal dos dentes, que corresponde a aproximadamente 35% da superfície dental, e não é alcançada pelas cerdas da escova"

 

Por qual motivo ele é útil?

A não utilização do fio dental pode causar doenças, como mau hálito e gengivite, além de cáries. A gengivite, aliás, é o primeiro estágio de problema nas gengivas, que pode evoluir para a periodontite. A doença é uma inflamação das gengivas em combinação com a perda óssea. Quando não tratada, a periodontite pode levar à perda do dente.

Qualquer dentista consegue descobrir rapidamente quando um paciente não toca há tempos em um fio dental. Não usar o fio gera acúmulo de placa microbiana (restos alimentares) na região sub-gengival, o que causa vermelhidão, sangramento ao toque da escova e sinais de inflamação. Por isso, além de fazer bem seu trabalho em casa, não esqueça de marcar um check-up com o dentista no mínimo a cada seis meses.

Espero ter ajudado!

 

Dra. Sarahy Abdala


Comentários