Cuidados com a higiene bucal e o uso de mascaras durante a quarentena.




Cuidados com a higiene bucal e o uso de mascaras durante a quarentena

 

Em meio a uma crise, como a que estamos vivendo, é fundamental que os cuidados com a higiene bucal permaneçam em dia. A pandemia mundial (COVID-19), decretada pela OMS trouxe uma série de mudanças em nossas atividades diárias, tendo agora que evitar todo e qualquer tipo de aglomerações e sem deixar de lado nossos cuidados com a higiene pessoal, sendo assim, não podemos nos esquecer dos cuidados relacionados a nossa higiene bucal.

A higiene bucal e de completa importância para uma manutenção de uma saúde em um quadro geral. Estando ciente da gravidade da crise atual, o Conselho Regional de Odontologia expressou algumas recomendações referentes às medidas de prevenção e proteção da saúde oral.

Não devemos esquecer a higiene bucal diária, que se faz importante para evitar o surgimento de mau hálito, gengivite e cárie, além de várias outras patologias que podem gerar graves problemas. A higienização deve ser realizada com escovas de cerdas macias e creme dental com flúor, sem deixar de lado o uso do fio dental, que também é extremamente importante – o uso de enxaguante bucal só deve ser realizado quando indicado por um profissional. Essa higienização se faz necessário ao acordar, após as refeições e também antes de dormir.

A principal forma de contágio do novo coronavírus é pela disseminação de gotículas de saliva. Então, se alguém em sua casa apresentar sintomas ou suspeita de infecção, o uso de pasta de dentes, toalha de rosto e sabonete deve ser individualizado. Evitar também deixar as escovas no mesmo ambiente ou em contato.

Contudo se faz necessário o uso constante de mascaras, seguindo as orientações, onde devem ser trocadas periodicamente, tomando cuidado na hora da remoção para que não haja contaminação e contato com a parte externa da mascara, evitar tocar tanto a mascara quanto o rosto com as mãos. Ao remover a mascara, caso seja descartável ela deve ir diretamente para o lixo, já se for reutilizável ela deve ser armazenada em um saco plástico ate o momento da lavagem, que deve ser feita individualmente.

Antes da higiene bucal, devemos sempre lavar as mãos ate a metade dos pulsos e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos. Sabemos que a principal arma para conter a propagação do Covid-19 é a higienização constante. Devemos evitar colocar a mão na boca. Sabemos que o vírus consegue sobreviver por ate três dias em superfícies lisas, como plástico e metal. As mãos estão sempre em contato com várias superfícies e materiais que são potenciais meios de contaminação, colocar a mão nessas superfícies e levar ao rosto, boca ou nariz e olhos aumenta o risco de contaminação. Redobre os cuidados com limpeza de superfícies em casa.

A higiene bucal é de suma importância para sua saúde geral, então não se esqueça de manter todos os cuidados necessários nessa quarentena. Cuide-se.

Dr. Rafael Henrique Ferreira


Comentários